planejamento modelo falconi
Física e Matemática EJA EE Falconi (Prof. Brandão) :: EJA _ A importância de Estudar :: Física 3ºTAM e 3º TBM
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planejamento modelo falconi
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DE - SERTÃOZINHO
EE MARIA FALCONI DE FELÍCIO
Praça Rio Branco, 31- Fone: 3952-1242 FAX 3952 2724 -CEP 14750-000- Pitangueiras - SP
E-MAIL: eefalconi@itelefonica.com.br
PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO (2008)
OBJETIVOS GERAIS:
- A aprendizagem de Matemática nesta etapa é uma continuação da construção do conhecimento adquirido no Ensino Fundamental.
- Apresentar os rudimentos do pensamento científico.
- Propiciar a compreensão da evolução do pensamento científico, através da ampliação de conceitos e/ou da construção de objetivos abstratos.
- Ampliar as possibilidades de representação por meio da linguagem matemática, exercitando: a construção de esquemas, tabelas e gráficos; as argumentações lógicas; o uso de expressões algébricas etc.
- Estabelecer conexões entre o conhecimento matemático e as experiências da vida pessoal, social e produtiva.
- Fornecer embasamento científico para a tomada de decisões, através de análise de dados.
- Exercitar a visão tridimensional.
- Preparar o aluno para estudos posteriores.
CONTEÚDOS:
Geometria analítica
-Pontos: distância, ponto médio e alinhamento de três pontos.
- Reta: equação e estudo dos coeficientes; problemas lineares.
-Ponto e reta: distância.
-Circunferência: equação.
-Reta e circunferência: posições relativas.
-Cônicas: noções e aplicações.
Equações algébricas e números complexos
-Equações polinomiais.
-Números complexos: operações e representação geométrica.
-Propriedades das raízes de uma equação polinomial.
-Relações de Girard.
Estudo das funções
-Qualidades das funções.
-Gráficos: funções trigonométricas, exponencial, logarítmicas e polinomiais.
-Gráficos: análise de sinal, crescimento e taxa de variação.
-Composição: translações e reflexões.
-Inversão.
Estatística
- Gráficos estatísticos: cálculo e interpretação de índices estatísticos.
-Medidas de tendência central: média, mediana e moda.
-Medidas de dispersão: desvio médio e desvio padrão.
- Elementos de amostragem.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
- Identificar e utilizar os conceitos sobre plano cartesiano, distância entre dois pontos, ponto médio de um segmento e condição de alinhamento de três pontos para a resolução de problemas.
- Reconhecer e utilizar os conceitos sobre equações da reta nas formas geral, segmentária, reduzida e paramétrica na resolução de problemas.
- Reconhecer e aplicar as fórmulas das condições de paralelismo e perpendicular, de ângulos formados entre retas, da distância entre ponto e reta e, ainda, da área de um triângulo.
- Identificar e aplicar conceitos das equações reduzidas e gerais da circunferência e sobre as posições do ponto e da reta em relação à circunferência.
- Resolver e interpretar situações-problemas envolvendo problemas lineares: Máximo e Mínimo.
- Resolver e interpretar situações-problemas envolvendo problemas lineares: Máximo e Mínimo.
- Reconhecer a Parábola, a Elipse e a Hipérbole como lugares geométricos e aplicar as respectivas equações em situações-problemas.
- Reconhecer a conexão entre Álgebra e Geometria.
- Desenvolver o conhecimento sobre conceitos e propriedades da geometria, fazendo uso da linguagem algébrica e expressões analíticas.
- Tomar decisões diante de situações-problema, baseado na interpretação das informações e nos conhecimentos sobre geometria analítica.
- Diante dos problemas da realidade, analisar as possíveis intervenções, com base no conhecimento sobre geometria analítica.
- Efetuar operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) de polinômios.
- Aplicar os teoremas do resto e de D’ Alembert, o dispositivo de Briott-Ruffini, o teorema fundamental da Álgebra e as relações de Girard.
- Determinar as raízes de uma equação algébrica, bem como as suas multiplicidades.
- Pesquisar as raízes racionais e complexas de uma equação algébrica.
- Identificar e desenvolver operações com polinômios e equações polinomiais.
- Relacionar o estudo de polinômios e equações polinomiais com o estudo de funções.
- Tomar decisões diante de situações-problema, argumentando com base na interpretação das informações e nos conhecimentos sobre polinômios.
- Identificar as representações algébricas e trigonométricas dos números complexos.
- Efetuar algebricamente operações com números complexos e interpretá-las geometricamente.
-Reconhecer a ampliação do conjunto dos números reais para o conjunto dos números complexos.
- Entender as necessidades que, matematicamente, conduziram a idéia de números complexos.
- Identificar as diferentes representações dos números complexos.
- Tomar decisões diante de situações-problema, argumentando com base na interpretação das informações e nos conhecimentos sobre números complexos.
- Representar pontos no plano cartesiano.
- Reconhecer uma função em situações do cotidiano.
- Formalizar o conceito de função.
- Reconhecer o Domínio, o Conjunto-Imagem e o Contra-Domínio de uma função.
- Interpretar e resolver as situações-problema que envolve função do 1º grau, do 2º grau, exponencial, logarítmica, proporcionalidade inversa entre grandezas e trigonométricas.
- Capacidade de compreensão de fenômenos envolvendo crescimento ou decrescimento, bem como a expressão da rapidez com que crescem ou decrescem a partir de qualidades expressas nos gráficos das funções representadas.
-Capacidade de expressão e compreensão de fenômenos, de contextualização e de formulação de propostas de intervenção na realidade, formuladas a partir de tal compreensão.
- Calcular média aritmética, moda e mediana, desvio médio, variância e desvio padrão.
- Reconhecer e utilizar conceitos elementares de estatística inferencial.
- Interpretar elementos de amostragem e colocá-los em uma tabela para análise dos dados.
- Reconhecer e utilizar a curva de distribuição normal, especialmente à curva de Gauss.
- Analisar e entender fenômenos de diferentes naturezas, utilizando os conhecimentos sobre estatística.
- Argumentar e tomar decisões diante de situações-problema, baseado na interpretação das informações e no conhecimento sobre estatística.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
(ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS)
- Acompanhamento das atividades propostas pelo Caderno do Professor de Matemática, Ensino Médio – 3º Ano.
- Atividades e situações-problema retiradas do livro didático, paradidático ou de outro meio de suporte.
- Exercício e pesquisa, extraclasse.
- Debates.
- Corrigir e comentar cada exercício cada exercício proposto no caderno do professor.
- Fazer com que haja uma interdisciplinaridade e uma transversalização no conteúdo de Matemática e as outras Áreas, fazendo o aluno raciocinar como um “todo”.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO E RECUPERAÇÃO:
- Coleta, em todo processo de ensino-aprendizagem, de indícios de tensões, avanços e conquistas.
- Observar o percurso até o final de cada atividade, ou bimestre, levando em consideração todas as avaliações realizadas durante a sistematização das situações de aprendizagem dentro da matéria.
- Retomada dos conteúdos com grau de dificuldade crescente, a fim de que o aluno possa recuperar alguma etapa inconclusa e aprofundar seus conhecimentos.
- Avaliar se o aluno processou e transformou as informações e os conhecimentos transmitidos de forma que passem a fazer parte de sua vida, construindo cultura e efetivando o saber atuante e participativo.
- Descrição dos critérios de avaliação para que estejam claros e que sejam conhecidos pelo aluno no processo de avaliação.
DE - SERTÃOZINHO
EE MARIA FALCONI DE FELÍCIO
Praça Rio Branco, 31- Fone: 3952-1242 FAX 3952 2724 -CEP 14750-000- Pitangueiras - SP
E-MAIL: eefalconi@itelefonica.com.br
PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO (2008)
OBJETIVOS GERAIS:
- A aprendizagem de Matemática nesta etapa é uma continuação da construção do conhecimento adquirido no Ensino Fundamental.
- Apresentar os rudimentos do pensamento científico.
- Propiciar a compreensão da evolução do pensamento científico, através da ampliação de conceitos e/ou da construção de objetivos abstratos.
- Ampliar as possibilidades de representação por meio da linguagem matemática, exercitando: a construção de esquemas, tabelas e gráficos; as argumentações lógicas; o uso de expressões algébricas etc.
- Estabelecer conexões entre o conhecimento matemático e as experiências da vida pessoal, social e produtiva.
- Fornecer embasamento científico para a tomada de decisões, através de análise de dados.
- Exercitar a visão tridimensional.
- Preparar o aluno para estudos posteriores.
CONTEÚDOS:
Geometria analítica
-Pontos: distância, ponto médio e alinhamento de três pontos.
- Reta: equação e estudo dos coeficientes; problemas lineares.
-Ponto e reta: distância.
-Circunferência: equação.
-Reta e circunferência: posições relativas.
-Cônicas: noções e aplicações.
Equações algébricas e números complexos
-Equações polinomiais.
-Números complexos: operações e representação geométrica.
-Propriedades das raízes de uma equação polinomial.
-Relações de Girard.
Estudo das funções
-Qualidades das funções.
-Gráficos: funções trigonométricas, exponencial, logarítmicas e polinomiais.
-Gráficos: análise de sinal, crescimento e taxa de variação.
-Composição: translações e reflexões.
-Inversão.
Estatística
- Gráficos estatísticos: cálculo e interpretação de índices estatísticos.
-Medidas de tendência central: média, mediana e moda.
-Medidas de dispersão: desvio médio e desvio padrão.
- Elementos de amostragem.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
- Identificar e utilizar os conceitos sobre plano cartesiano, distância entre dois pontos, ponto médio de um segmento e condição de alinhamento de três pontos para a resolução de problemas.
- Reconhecer e utilizar os conceitos sobre equações da reta nas formas geral, segmentária, reduzida e paramétrica na resolução de problemas.
- Reconhecer e aplicar as fórmulas das condições de paralelismo e perpendicular, de ângulos formados entre retas, da distância entre ponto e reta e, ainda, da área de um triângulo.
- Identificar e aplicar conceitos das equações reduzidas e gerais da circunferência e sobre as posições do ponto e da reta em relação à circunferência.
- Resolver e interpretar situações-problemas envolvendo problemas lineares: Máximo e Mínimo.
- Resolver e interpretar situações-problemas envolvendo problemas lineares: Máximo e Mínimo.
- Reconhecer a Parábola, a Elipse e a Hipérbole como lugares geométricos e aplicar as respectivas equações em situações-problemas.
- Reconhecer a conexão entre Álgebra e Geometria.
- Desenvolver o conhecimento sobre conceitos e propriedades da geometria, fazendo uso da linguagem algébrica e expressões analíticas.
- Tomar decisões diante de situações-problema, baseado na interpretação das informações e nos conhecimentos sobre geometria analítica.
- Diante dos problemas da realidade, analisar as possíveis intervenções, com base no conhecimento sobre geometria analítica.
- Efetuar operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) de polinômios.
- Aplicar os teoremas do resto e de D’ Alembert, o dispositivo de Briott-Ruffini, o teorema fundamental da Álgebra e as relações de Girard.
- Determinar as raízes de uma equação algébrica, bem como as suas multiplicidades.
- Pesquisar as raízes racionais e complexas de uma equação algébrica.
- Identificar e desenvolver operações com polinômios e equações polinomiais.
- Relacionar o estudo de polinômios e equações polinomiais com o estudo de funções.
- Tomar decisões diante de situações-problema, argumentando com base na interpretação das informações e nos conhecimentos sobre polinômios.
- Identificar as representações algébricas e trigonométricas dos números complexos.
- Efetuar algebricamente operações com números complexos e interpretá-las geometricamente.
-Reconhecer a ampliação do conjunto dos números reais para o conjunto dos números complexos.
- Entender as necessidades que, matematicamente, conduziram a idéia de números complexos.
- Identificar as diferentes representações dos números complexos.
- Tomar decisões diante de situações-problema, argumentando com base na interpretação das informações e nos conhecimentos sobre números complexos.
- Representar pontos no plano cartesiano.
- Reconhecer uma função em situações do cotidiano.
- Formalizar o conceito de função.
- Reconhecer o Domínio, o Conjunto-Imagem e o Contra-Domínio de uma função.
- Interpretar e resolver as situações-problema que envolve função do 1º grau, do 2º grau, exponencial, logarítmica, proporcionalidade inversa entre grandezas e trigonométricas.
- Capacidade de compreensão de fenômenos envolvendo crescimento ou decrescimento, bem como a expressão da rapidez com que crescem ou decrescem a partir de qualidades expressas nos gráficos das funções representadas.
-Capacidade de expressão e compreensão de fenômenos, de contextualização e de formulação de propostas de intervenção na realidade, formuladas a partir de tal compreensão.
- Calcular média aritmética, moda e mediana, desvio médio, variância e desvio padrão.
- Reconhecer e utilizar conceitos elementares de estatística inferencial.
- Interpretar elementos de amostragem e colocá-los em uma tabela para análise dos dados.
- Reconhecer e utilizar a curva de distribuição normal, especialmente à curva de Gauss.
- Analisar e entender fenômenos de diferentes naturezas, utilizando os conhecimentos sobre estatística.
- Argumentar e tomar decisões diante de situações-problema, baseado na interpretação das informações e no conhecimento sobre estatística.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
(ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS)
- Acompanhamento das atividades propostas pelo Caderno do Professor de Matemática, Ensino Médio – 3º Ano.
- Atividades e situações-problema retiradas do livro didático, paradidático ou de outro meio de suporte.
- Exercício e pesquisa, extraclasse.
- Debates.
- Corrigir e comentar cada exercício cada exercício proposto no caderno do professor.
- Fazer com que haja uma interdisciplinaridade e uma transversalização no conteúdo de Matemática e as outras Áreas, fazendo o aluno raciocinar como um “todo”.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO E RECUPERAÇÃO:
- Coleta, em todo processo de ensino-aprendizagem, de indícios de tensões, avanços e conquistas.
- Observar o percurso até o final de cada atividade, ou bimestre, levando em consideração todas as avaliações realizadas durante a sistematização das situações de aprendizagem dentro da matéria.
- Retomada dos conteúdos com grau de dificuldade crescente, a fim de que o aluno possa recuperar alguma etapa inconclusa e aprofundar seus conhecimentos.
- Avaliar se o aluno processou e transformou as informações e os conhecimentos transmitidos de forma que passem a fazer parte de sua vida, construindo cultura e efetivando o saber atuante e participativo.
- Descrição dos critérios de avaliação para que estejam claros e que sejam conhecidos pelo aluno no processo de avaliação.
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