Física e Matemática EJA EE Falconi (Prof. Brandão)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A verdadeira história da Regra de Bhaskara, como foi desenvolvida e como funciona.

Ir para baixo

A verdadeira história da Regra de Bhaskara, como foi desenvolvida e como funciona. Empty A verdadeira história da Regra de Bhaskara, como foi desenvolvida e como funciona.

Mensagem  Admin Sex Fev 24, 2012 7:50 pm

Queridos alunos,

Conhecer algo ou alguém implica em conhecer a sua história. A matemática como umtodo e em particular cada uma de suas matérias (temas/assuntos) tem uma história sempre muito rica e bela, que nos ajuda a entender o seu desenvolvimento e a sua importâbcia. Por esse motivo, reproduza abaixo parte de um artigo pulblicado na RPM, Revista do professor de Matemática. Leia e aumente a sua cultura. Boa leitura.

Prof. Manoel Brandão

O hábito de dar nome de Bhaskara para a fórmula de resolução da equação de 2º grau se estabeleceu no Brasil por volta de 1960. Esse costume, aparentemente só brasileiro ( não se encontra o nome de Bhaskara para essa fórmula na literatura internacional), não é adquado pois :

Problemas que recaem numa equação de 2º grau já apareciam, há quase 4.000 anos atrás, em textos escritos pelos babilônicos. Nestes textos o que se tinha era uma receita ( escrita em prosa, sem uso de símbolos) que ensinava como proceder para determinar as raízes em exemplos concretos com coeficiêntes numéricos
Bhaskara que nasceu na Índia em 1.114 e viveu até cerca de 1.185 foi um dos mais importantes matemáticos do século 12. As duas coleções de seus trabalhos mais conhecidas são Lilavati ( "bela") e Vijaganita ("extração de raízes"), que tratam de aritmética e álgebra respectivamente, e contêm numerosos problemas sobre equações de lineares e quadráticas ( resolvidas também com receiras em prosa ) , prograssões aritméticas e geométricas, radicais, tríadas pitagóricas e outros.
Até o fim do século 16 não se usava uma fórmula para obter as raízes de uma equação do 2º grau, simplesmente porque não se representavam por letras os coeficientes de uma equação. Isso só começou a ser feito a partir da François Viéte, matemático francês que viveu de 1540 a 1603

Logo, embora não se deva negar a importância e a riqueza da obra de Bhaskara, não é correto atribuir a ele a conhecida fórmula de resolução da equação de 2º grau.

Revista do Professor de Mateámtica - nº 39

Paso agora a vos fornecer algumas informações acerca do desenvolvimento e de como funciona a tal fórmula e umas dicas laegais para guardar a fórmula na cabeça.





Se você preferir a minha versão, é uma paródia da música

Dizem que sou cachaceiro ...


Veja:

Delta é "b" ao quadrado

Tou dizendo pra você

Delta é b ao quadrado,

menos quatro "a" vezes "b" "C"

Depois cantamos na sala.

Atencisamente,

Prof. Manoel Brandão
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 6
Data de inscrição : 24/02/2012
Idade : 47
Localização : Viradouro - SP

https://mbrandaoejafalconi.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos